31 de janeiro de 2012

O fim das férias...e chegou Fevereiro oba....

Férias?A mamãe aqui não tira férias faz um tempão...Essas férias não fizemos nada de interessante,muita chuva,muitas dívidas e pouco dindin,então o jeito foi ficar de molho..eu tive alguns problemas de saúde,então meu fim de ano não foi dos melhores,ainda me recuperando,sem saber ao certo o que tive,sei que foi uma mega alergia,de ficar inchada por semanas,ficar deprimida,pensar que ia morrer...conto isso em outro post, já falei o que aconteceu comigo mas foi no blog da minha princesinha Aqui !Bom ainda não sei se o que tive fo mesmo uma alergia,agora é esperar pra saber se volta ou não....Hoje tenho médico novamente \0/...
Mas então não aproveitei muito as férias com as crianças,ando um tanto sem ânimo...Saímos só pra shoppings,festinhas,mas nada de diferente...dia 27 desse mês finalmente iriamos viajar para praia,mas infelizmente a chuva e o frio("é acreditem frio em pleno verão")mudaram os nossos planos.Amanhã começa a loucura da volta as aulas, meu filho Pedro vai para a primeira série eheheh\0/,mas ao mesmo tempo que estou feliz,também estou bastante irritada,pq ele caiu em outra escola e não aonde meu filho Luiz estuda,como vou estar ao mesmo tempo em dois lugares,espero que consiga trocar ele de escola,e o pior é que eu não gosto da escola em que ele caiu,o ensino não é bom :(....Mas tenho que esperar até o dia 10 pra saber se vão mudar ele,que saco,esse é o lado ruim de estudar numa escola pública...
Estou pensando em fazer algo legal com eles,pra compensar os poucos passeios...alguém tem alguma dica,de algo fácil,que não gaste muito,algum lugar diferente?
Nesse final de semana,eles foram dormir na minha mãe e eles adoram isso casa da vovó...aproveitam muito..Bom Fevereiro chegou,com ele o Carnaval e o melhor de tudo,o que torna essemês especial para mim,em Fevereiro Deus me deu o um dos meu melhore presentes,que foi a minha princesinha,que chegou pra completar a minha grande família...
Vou fazer um resumo das nossas férias,do nosso ano no próximo post...Agora preciso dormir pra acordar cedo,logo mais já tem a primeira reunião e consulta no dermatologista...
E chegou Fevereiro...

Pérolas da sabedoria popular.
Fevereiro coxo, em seus dias vinte e oito.
Quer no começo, quer no fundo, em Fevereiro vem o entrudo.
Fevereiro afoga mãe no ribeiro.
Fevereiro quente, traz o diabo no ventre.
Lá vem Fevereiro, que leva a ovelha e o carneiro.
Se o Inverno não faz o seu dever em Janeiro, faz em Fevereiro.
Luar de Janeiro faz sair a galinha do poleiro, lá vem Fevereiro que leva a galinha e o carneiro.
Neve em Fevereiro, é mau para o celeiro.
Água de Fevereiro mata onzeneiro.
O sol de Fevereiro matou a mãe ao solheiro.
Bons dias em Janeiro enganam o homem em Fevereiro.
Quando não chove em Fevereiro, nem bom prado, nem bom centeio
Chuva de Fevereiro, vale por estrume.

24 de janeiro de 2012

Pais ou amigos?




Muitos pais (pai e mãe) pensam que a melhor maneira de exercer seu papel perante os filhos é sendo “amigo” deles. Alguns falam claramente: “Meus filhos não me tratam como pai, mas sim como amigo”.

Neste pensamento reside uma armadilha disfarçada de modernidade. A palavra pai, a palavra mãe e a palavra amigo (amiga) possuem significados muito diferentes. Quando você diz que é amigo de alguém não está se intitulando responsável por educar e formar esta pessoa.

Na amizade os relacionamentos se dão de forma circular e não por acaso nos referimos como “o meu círculo de amizades”. Neste círculo as relações se dão de igual para igual. Para ser emocionalmente saudável, a relação pais e filhos deve ser sempre triangular, sendo que os pais ficam lado a lado, unidos em seu papel de casal e de pais, enquanto o filho fica na outra ponta em seu papel de quem necessita ser guiado pelo olhar atento dos pais.

Os pais devem exercer, sim, sua autoridade em relação aos filhos, estabelecendo os limites, orientando seus passos, ensinando o que é amar. Democracia funciona e é ótima, mas entre adultos. Entre pais e filhos esse não é o melhor modelo “político” de relacionamento.





21 de janeiro de 2012

Como preparar uma festa infantil....

Como postei no blog da minha princesinha,estou louca com os preparativos do aniversário dela...Então deixei tudo pra fazer em cima da hora,e tô quase pirando...
Resolvi então dar algumas dicas para as mamães que também pretendem fazer a festinha dos seus filhos...

Veja abaixo as 8 etapas a serem cumpridas para a realização da festa infantil com sucesso:

1. Planejamento da festa
2. Faça a lista dos convidados
3. Defina a data e horário levando em conta os próximos fatores
4. Defina o local da festa
5. Escolha o tema da festa
6. Alimentação
7. Lazer na Festa
8. Planejamento do roteiro da festa 

Planejamento da festaO primeiro passo é o de planejar a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio. Se a resposta for não, faça uma adaptação na idéia para alguma idéia possível.
Eleja uma ajudante na organização. Desde o início da organização da festa, você deve ter uma pessoa de sua confiança participando da organização pois você não conseguirá fazer tudo sem ajuda.
Faça a lista dos convidados Considere conforme a possibilidade dos irmãos, babá ou pais também virem. Veja abaixo as características conforme sua escolha de data e horário.
Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de vir.

Defina a data e horário levando em conta os seguintes fatores
- Festa de Fim de Semana
As festas de final de semana geralmente geram um maior número de pessoas, pois quando a criança convidada tem irmãos, os mesmos provavelmente virão já que o pai ou mãe ou ambos irão trazer seus filhos.
- Festas durante a SemanaDurante a semana isto é mais difícil de ocorrer, pois o irmão(ã) muitas vezes tem outras atividades ou a criança convidada pega carona com algum colega da escola além de que os pais geralmente trabalham e então não comparecem a festa. O número de pessoas presentes na festa é menor.
- Festa Direto da EscolaAs festas que acontecem saindo direto da escola são as mais econômicas. Os pais da criança aniversariante devem organizar o transporte para o local da festa com total segurança, geram a necessidade de se oferecer o almoço ao invés de salgadinhos mas proporcionam uma festa mais econômica pois o número de convidados se restringe as crianças sem a presença dos pais, babá ou irmãos. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade. Caso a festa seja feita num Buffet Infantil, geralmente o custo é menor que em outros horários e a duração da festa também é menor.

Defina o local da festa
Se você deseja fazer a festa num buffet infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e veja tudo o que ele tem a oferecer pensando na idade das crianças convidadas. Não se impressione pelo que existe no local, pois as vezes seu filho ou os amiguinhos dele não curtem tudo o que se oferece em função da idade.
Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da escola ou região onde predomina os convidados e o aniversariante. Caso a festa aconteça direto da escola, esta preocupação pode ser menor pois você terá que oferecer o transporte para o local.
Se você pretende fazer a festa em casa, além de verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do prédio, você deverá ter muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa gratificante para quem organizou. As vantagens da festa em casa são a de tornar o evento exatamente do seu gosto, caso você não pretenda oferecer uma super estrutura o custo será menor, o horário da festa é mais flexível mas gerará muito mais trabalho de quem organiza.

Escolha o tema da festa
O tema deve estar relacionado com a idade do aniversariante. Além disso é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível pois as vezes trata-se de um tema novo que ainda não oferece opções no mercado.
AlimentaçãoConforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa.
Caso a festa seja feita em casa, clique aqui para ver a quantidade de salgados, doces,etc que você deve prever.
Se você optar por um buffet infantil, você deverá apenas definir o cardápio não se preocupando com as quantidades.
O bolo e os docinhos são componentes de destaque da festa. Além de gostosos, devem ser bonitos e/ou criativos. Existem muitas pessoas que fazem docinhos modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até foto relacionado ao tema.
Diversão na FestaO tipo de diversão está diretamente relacionado com a a idade dos convidados.
Para a contratação de teatrinho, mágicos, palhaços e/ou equipe de recreação que farão jogos e brincadeiras, deve haver uma preocupação com a idade do aniversariante e com a média das idades dos convidados.
Se você optar por uma atração, verifique a possibilidade de relacionar a atração ao tema da festa.
No caso de equipe de recreação, também é possível planejar brincadeiras relacionadas a estória do tema da festa.

Planejamento do roteiro da festa
A festa dura em média 4 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, exceto nos casos de festa direto da escola.
A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos( pula pula, piscina de bolinhas, cama elástica, etc). A próxima etapa seria a da apresentação do teatrinho ou qualquer outra atração contratada. Em seguida vem a etapa do Parabéns.
Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e ai não pode faltar a entrega da lembrancinha e também do agradecimento pela presença.

foto retirada da internet..

E vocês pensam em fazer festinha para os filhos?Quem quiser mandar sugestões,contar sua história e dicas,manda por e-mail com nome,nome do blog que eu posto aqui no meu cantinho... ana_carolinealves24@hotmail.com

6 de janeiro de 2012

Hoje é dia de Reis e dia de desmontar a árvore de Natal

DIA DE REIS


Dia de Reis
No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis em função dos personagens que segundo alguns relatos bíblicos foram até o local do nascimento de Jesus para homenageá-lo. Na verdade, não existem referências claras a respeito dos Reis Magos na bíblia: não menciona quantos eram, se eram realmente reis e nem de onde vieram, mas os cristãos comemoram a data como uma homenagem ao nascimento de Jesus.
A historia que ficou...
Segundo historiadores, os reis magos tem a função de simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos e somente a partir do Século III esses personagens ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Os nomes dos reis também tem significado importantes em hebreu – Melchior significa “rei da luz”, Gaspar quer dizer “o branco” e Baltazar “senhor dos tesouros”.
Cada um deles levou um presente de significativo de acordo com o ritual da época, assim, ouro era o presente digno de um rei, incenso tinha um sentido religioso e a mirra era o presente próprio para um profeta, pois ela era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade.
Para chegar até onde Jesus nasceu, os reis magos saíram dos locais de origem seguindo uma estrela, a estrela de Belém e, como a distância era grande, só conseguiram chegar alguns dias depois do seu nascimento, por isso a data de 6 de janeiro.
A festa no Brasil
Aqui no Brasil a data ainda é comemorada de forma tradicional principalmente nas cidades do interior.
A festa é chamada de Folia de Reis, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no Século XVIII, desde então tornou-se uma festa de caráter religioso. Começa na véspera de Natal e vai até  o Dia de Reis. Neste período, todos os dias sai às ruas um grupo de cantadores e instrumentistas que percorrem a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.
O grupo toca diversos instrumentos, como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro entre outros. Há também os personagens característicos: mestre, contramestre, os três reis magos, palhaço e foliões, vestidos com roupas bastante coloridas.
Curiosidades:
Na Festa de Reis não pode faltar a Bandeira, chamada de “Doutrina”, que é feita de pano brilhante, com a estampa dos Reis Magos no centro. Para quem segue a tradição é um elemento sagrado e, quando chega nas casas visitadas, os moradores beijam-na respeitosamente e é passada sobre as camas da residência e nunca pode ser colocada num lugar menos digno.


Hoje é o  dia também de desmontar a árvore de Natal

Vou fazer isso mais tarde com uma peninha de desmontar,esse espirito de Natal é tão bom pena que passou tão rápido...
A Myrella e os meninos já desmontaram a minha árvore um montão de vezes kkk,direto alguém derrubava ela,tadinha...Minha árvore e os enfeites já é de outros Natais,nem comprei enfeites novos e nem troquei a minha árvore,pretendo fazer isso no próximo Natal...
O dia de montar a árvore é sempre uma alegria..aqui as fotinhos de quando montamos a nossa e mais tarde posto a gente desmontando...
Eu tb tô ajudando a fazer bagunça!

Luiz Eduardo 

Pedro Henrique

E João ajudando a montar..

Aqui ela toda torta,faltando ainda um monte de presentes..




Adeus enfeites em Dezembro nos veremos novamente...

5 de janeiro de 2012

Como impor limites?

Vejo mães que tem um (a) filho(a) só e a criança não tem limites nenhum,não sabe se comportar...Graças a Deus não tenho reclamações dos meus filhos,por que tento sempre impor limites...
Li uma matéria da revista Veja de 1° de Junho de 2011 que fala sobre esse tema e achei muito interessante,para nós mamães e para os papais também...

Em lares brasileiros, a liberdade em excesso abalou a autoridade dos pais.Culpa também da educação liberal que eles receberam em casa
(Sandra Brasil e Helena Borges)

Um dos mais conceituados especialistas em educação de filhos,o pisicologo americano Laurence Steinberg costuma dizer que as crianças devem ser apresentadas ao conceito de limites desde muito cedo.Pra que se tornem individuos adaptados ao mundo adulto.Como fazê-lo é uma questão que ganhou vários pontos de interrogação nos últimos tempos.hoje,no Brasil,talvez mais do que nos Estados Unidos e nos países mais ricos da Europa,existe a percepçao de os pais se tornam tão permissivos que não conseguem pronunciar um "NÃO".As raízes para isso foram investigadas pela educadora Tania Zagury,que passou cinco anos colhendo depoimentos de centenas de famílias brasileiras para traçar o retrato que emerge o livro Filhos:Manual de Instruções para Pais Geração X e Y (editora record).
Ela resume a tese central"Os país têm dificuldade em impor limites às crianças,poruê eles própios vieram de lares em que a liberdade em exesso aboliu a noção de hierarquia.Estão perdidos em relação ao mais básico."

Como impor limites

A educadora Tania reuniu as situaçãoes do cotidianas que os adultos têm dificuldade em dermarcar o espaço das crianças e fazer valer a sua autoridade.as dcas que ela dá estão amparada na sua expêriencia e na vasta literatura existente sobre o assunto..


  • A criança se recusa a comer alimentos saudáveis

Quando a criança não quer comer
É comum que a hora das refeções se transforme num momento de barganha,com os pais tentando convenser a criança a alimentar-se bem em troca de promessas.a tática deve ser outra:fingir não dar atenção à manha e,caso a criança se recuse ao mesmo a comer,retirar o prato.com fome,é ela que cederá depois,desenvolvendo gosto por alguns alimentos que rejeitava.


  • Uma birra interminável

Vale aqui a máxima de que os filhos apreendem muito mais observando o comportamento dos pai do que os escutando.portanto,não reaja a um chilique com outro chilique.Sinais de descontrole por parte dos pais farão a criança sentir-se com poder e confiante.com a voz em tom normal,mas firme,mostre a ela que não conseguiriá o que deseja desse jeito.E deixe-a recobrar a calma por si mesma.



  • A hora de dormir


O princípio é sedimentar o hábito de ir para a cama em horário razoável,o que exige determinação por parte dos pais.para tal,vale estabelecer um pequeno ritual que precede o sono - como contar histórias á criança.



  • Quando a criança não quer estudar


Antes de tudo,ela deve entender que estudo é uma obrigação dela e que tem um valor.O melhor incentivo para isso vem do próprio exemplo que a criança tem em casa.Pesquisas mostram que,quanto mais a leitura é valorizada por uma família,mais os filhos cultivarão esse hábito.Se a lição de casa for feita com displicência,peça que seja refeita,para enfatizar a ideia do esforço,corrigi-la será tarefa do professor.



  • O momento de desconectar






Não faz sentido que uma geração da era digital fique longe da internet.Mas é vital que se estabeleça um período de tempo para a navegação na rede.As horas em frente ao computador não podem ultrapassar às demais tarefas.Também não dá para deixar a criança sem orientações básicas sobre o que é apropriado ou arriscado para ela na web.O ideal é que o computador fique em espaço comum da casa,sob o olhar dos adultos.


Fica a dica!

4 de janeiro de 2012

Blogagem coletiva...

Meus cinco desejos para 2012..

Vim falar aqui neste post dos meus desejos para esse ano que se inicia...Uma blogagem sugerida pela Flavinha...E se alguém quiser participar é só ir no blog dela e publicar.Todos que participarem vão concorrer a brindes...Adorei a idéia afinal pensar positivo,atrai coisas positivas!Espero realizar todos eles..E ai vão os meus desejos para 2012...


 Fazer a festinha de 1 aninho da minha princesinha do jeito que sonhei...
São muitas coisas, pouca grana e pouco tempo espero que saia tudo como planejei,pq ainda não comecei a comprar nada,só comecei a pesquisar
..

Tirar minha carteira de habilitação
A tempos que temos carro e eu nada de tirar,acaba sempre ficando pra depois..


Curtir muito com a minha família

Esse ano que passou acho que curti pouco,quero curtir mais em 2012..


Reformar minha cozinha,sala, lavanderia e construir minha área...


Preciso urgente pintar minha sala,comprar uma estante nova,pq o sofá troquei hoje por outro,apesar de gostar muito do meu,troquei pq a cor não combinava com a que quero pintar a sala,meu sofá é verde e quero pintar uma parede de roxo,troquei por um na cor grafite,minha cozinha precisa de reforma urgente mudar o piso,por azulejos,trocar a pia de lugar,trocar a porta da lavanderia,comprar uma mesa nova,um armário mais moderno e um fogão novo ,porque o meu é branco e minha geladeira prata,não combina em nada.Minha lavanderia precisa de trocar o piso,por azulejos,um tanque,e preciso urgente fazer uma área grande com espaço pra churrasqueira..


Abrir um negócio lucrativo

Gostaria de ampliar minhas vendas,já revendo sapatinhos,faixas para bebê pela internet,queria aprender a fazer algum artesanato,para ampliar minhas vendas..

Agora é a sua vez...faça também..espero realizar todos..
bjoos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...