24 de janeiro de 2012

Pais ou amigos?




Muitos pais (pai e mãe) pensam que a melhor maneira de exercer seu papel perante os filhos é sendo “amigo” deles. Alguns falam claramente: “Meus filhos não me tratam como pai, mas sim como amigo”.

Neste pensamento reside uma armadilha disfarçada de modernidade. A palavra pai, a palavra mãe e a palavra amigo (amiga) possuem significados muito diferentes. Quando você diz que é amigo de alguém não está se intitulando responsável por educar e formar esta pessoa.

Na amizade os relacionamentos se dão de forma circular e não por acaso nos referimos como “o meu círculo de amizades”. Neste círculo as relações se dão de igual para igual. Para ser emocionalmente saudável, a relação pais e filhos deve ser sempre triangular, sendo que os pais ficam lado a lado, unidos em seu papel de casal e de pais, enquanto o filho fica na outra ponta em seu papel de quem necessita ser guiado pelo olhar atento dos pais.

Os pais devem exercer, sim, sua autoridade em relação aos filhos, estabelecendo os limites, orientando seus passos, ensinando o que é amar. Democracia funciona e é ótima, mas entre adultos. Entre pais e filhos esse não é o melhor modelo “político” de relacionamento.





7 comentários:

  1. Ain Carol... isso é muito complicado de se pensar ou argumentar...
    Eu e minha mãe somos hoje amigas... mais me lembro de quando eu era pequena as coisas não eram bem assim...
    Ela falava e eu obedecia, ela tinha autoridade sobre mim, porém hoje em dia acho que não é mais tão assim, tanto que as nossas brincadeiras são no minimo curiosas, tenho amigas que quando me veêm falando com minha mãe dizem: se eu falasse assim com a minha mãe ela me matava.
    Mais foi uma liberdade que foi sendo adquirida com o tempo, e conquistada aos poucos..
    E eu acho nossa relação otima..
    Acho que primeiro eu quero ser mãe, e com o tempo vou me tornando amiga, voltando a ser mãe sempre que presciso!!
    masi vamos ver pra que rumo nós vamos navegar neh?
    bjO

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião,eu acho que tem que ficar com os dois termos mãe e amiga...Minha mãe é bem mãe,nunca tive tanta liberdade com ela acho isso um pouco ruim,gostaria de brincar com ela,de me soltar mais,então acho que tudo tem que ser na medida certa...

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que tenha de ser amigo dos filhos, mas nunca esquecendo os seus verdadeiros papéis... de pais e filhos. Sou muito amiga da minha mãe, ela me conta seus segredos e eu conto os meus.
    Penso assim, quando criança os filhos tem que ter a confiança que eles tem nos pais e que mesmo sendo seus pais eles podem ser seus amigos. Mas não confundindo amigos com "deixa tudo"... Se é que você me entende!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...