5 de maio de 2012

Especial...mães...Gravidez na adolescência



Como disse no outro post essa semana e a outra irei dedicar meus post á nós mamães...Deixem sua história no meu e-mail de como a maternidade transformou sua vida...meu e-mail:ana_carolinealves24@hotmail.com vou adorar postar sua história na semana do dia das mães...
Bom antes de começar esse post queria contar que estou babando,minha bebê está dando seus passinhos ainda com medo mas já está se soltando....não consegui gravar mas tirei umas fotos..depois estarei postando aqui e no blog dela...
E o post de hoje é sobre algo que passei,também fui mãe adolescente então sei bem como é...

Gravidez na adolescência
(matéria retirada do site Boa saúde uol)

A cada ano o número de adolescentes que engravidam tem aumentado; esta é uma característica de vários países, e aí se inclui o Brasil. As causas são o início cada vez mais precoce da atividade sexual e a menarca, que também tem ocorrido mais cedo na vida das jovens.

Mais do que a falta de informação, o medo de assumir a vida sexual e a falta de espaço para discussão de valores no seio de suas famílias levam as adolescentes a se engravidar. Perdidas entre o "não pode" dos pais e o "faça" autoritário que impera na mídia, as adolescentes raramente conseguem alguém para ouvir seus conflitos e medos.

Muitas de nossas adolescentes conhecem os métodos anticoncepcionais disponíveis. O estranho é que, assim como as desinformadas, elas engravidam quase que com a mesma facilidade. A informação, nesse caso, é necessária, mas não é suficiente.
Adolescentes: uma época muito especial

"Ser adolescente é pertencer a uma raça muito especial" já dizia Ana Freud em meados do século. É normal para o adolescente se comportar de maneira inconsciente e não previsível. Lutar contra seus impulsos e aceitá-los, amar seus pais e odiá-los, ter vergonha de reconhecê-los perante outros e querer conversar com eles.

Identificar-se e imitar os outros enquanto procura identidade própria. O adolescente é idealista, artístico, generoso, pouco egoísta e também exatamente o oposto: egoísta, calculista e autoconcentrado.

Muito mais do que a falta de informação, a gravidez na adolescência está ligada às características próprias dessa fase da vida. A onipotência do "comigo não acontece", a impetuosidade do "se der errado, depois agente vê", a busca de identidade no "se eles acham que isso é certo, eu faço o contrário", a energia de "vamos ver o sol nascer depois a gente vai direto para aula"...Junte a estas atitudes o pouco ou nenhum diálogo com a família, além da angústia do conflito entre o desejo e as conseqüências, para que a gravidez aconteça. Depois o argumento mais ouvido é: "não pensei que fosse engravidar".

Países como o México e Suécia colocaram a pílula anticoncepcional à disposição das jovens em postos de saúde e incluíram explicações sobre métodos anticoncepcionais nos currículos escolares. Quase não obtiveram resultado algum. Quando pesquisadas as jovens mexicanas disseram que queriam ser mães para serem mais respeitadas. As suecas disseram que o filho dava significado a uma vida solitária e sem expectativas.

Métodos Anticoncepcionais

Cada método tem suas vantagens e desvantagens. A pílula é o mais eficaz dos contraceptivos, mas seu uso deve ser acompanhado por um ginecologista. O preservativo (camisinha) é mais barato, mas não é garantido: pode romper-se no momento da relação. A maior vantagem é que a camisinha protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como Aids.

O DIU (Dispositivo Intra-Uterino) é o dispositivo mais eficaz, depois da pílula, mas alguns médicos não o recomendam para mulheres que nunca tiveram filhos. O diafragma é seguro, se usado corretamente, e vem acompanhado de um gel espermicida que funciona como lubrificante. Por fim, existe a tabelinha, um método natural mas cheio de falhas, principalmente se a garota tiver um ciclo menstrual irregular. Neste caso, recomenda-se o uso conjugado com outro método como a camisinha.

O parto

Apesar de que no Brasil a maioria das mães adolescentes em grandes cidades acabam por receber atendimento pré-natal, um grande número de partos (na faixa de 20%) são considerados como de alto risco, pelo fato do corpo das adolescentes não se encontrar adequadamente preparado para a maternidade.

Mas, de qualquer modo, os bebês se encontram, ao nascer (em sua maioria) dentro da faixa de normalidade de peso e estatura, sendo o nascimento ocorrido a termo, ou seja, após o período de gestação ter sido completado.

E vc tb foi mamãe adolescente?

Famosas que se tornaram mães na adolescência  

Tati Quebra barraco,foi mãe aos 13 anos de idade e avó aos 29 anos
Tati Quebra Barraco

Kelly Key foi mãe aos 16 e deu á luz a sua filha Suzanna(filha do cantor Latino) aos 17


 Kelly Key e Suzana passearam em shopping

Jamie Lynn Spears( irmã da Britney Spears) foi mãe aos 17 anos


Bristol Palin - A filha da politica americana Sarah Palin ficou gravidá aos 17 anos de idade.


"Um dia me disseram que ter um filho e abrir mão da bagunça ia ser difícil.
Que encarar uma sociedade hipócrita por ser mãe adolescente ia me pedir forças infinitas.
Me falaram das dores do parto, do corpo diferente depois, das noites mal dormidas e da juventude perdida.
Mas nunca me contaram que o difícil mesmo era tentar ganhar o mundo e não poder ficar com esse pedacinho de mim 24hs por dia,
Que cada sorriso que eu ganho vale mais que uma balada, beijos sem emoções e bebidas que no dia seguinte não são boas recordações.
Não me contaram que esse cheirinho de bebê empreguina na alma e que ficar sem ele, nem que seja só para comprar alguma coisa para comer, fosse doer mais que a própria fome.
Agora eu sei porque nunca gostei de ouvir...
As pessoas falam demais, criticam demais...
Por isso temos sempre duas opções: reclamar ou simples
mente ser feliz. Eu escolhi ser feliz... Sempre !"



3 comentários:

  1. Aproveita bastante e babe mesmo nessa princesa linda da tia que agora está andando!!! Uhuuuu \O/
    Gravidez na adolescencia é fogo!! rs
    Sempre morri de medo... hehe!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não é facil, mas so de assumir e lutar pelo filho com tão pouca idade, ja mostra que é guerreira, batalhadora...
    Eu admito muito..
    Mas me assustei quando li pela primeira vez que a Tati ia ser avó com 29 anos...
    Muito nova...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. post muito legal parabéns!!!

    segue meu blog ai! estou seguindo o seu beijoooos
    http://likadubois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...